Viver o teatro e a dança na escola

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir

Projeto de formação que aborda os objetivos gerais e específicos das áreas curriculares da Expressão Dramática e Expressão Físico-Motora (dança) no 1.º ciclo do ensino básico, com o objetivo de encorajar a criança a encontrar, através de jogos expressivos e jogos de movimento e ritmo, novas possibilidades de expressão, proporcionando-lhe um desenvolvimento equilibrado, pleno e harmonioso. Este projeto desenvolve-se em regime de coadjuvação pedagógica, através da visita semanal de um monitor de teatro ou de dança às turmas inscritas, para realização de oficinas de expressão dramática ou dança.

 

O projeto de teatro é desenvolvido pela Associação Sei.Arte. Os trabalhos feitos nas escolas evoluem de acordo com as aprendizagens e sugestões das crianças envolvidas. No final do ano letivo, é apresentado um espetáculo final que mostra à comunidade o resultado do trabalho desenvolvido ao logo do ano.

 

 

Objetivos: pretende-se o enriquecimento das possibilidades expressivas do corpo, através do desenvolvimento de diversas capacidades: conhecimento das diferentes partes do corpo; exploração e controlo dos movimentos de acordo com diferentes estruturas rítmicas; capacidade de observação, equilíbrio, controlo emocional, afirmação individual, integração no grupo, análise e comentário crítico, unindo a intencionalidade do gesto e/ou palavra e/ou movimento à expressão de um sentimento, ideia ou emoção.