Escola do Futuro

E tu?

O que mudarias na tua escola?

No âmbito da entrega das distinções Escola Amiga da Criança 2022, a FERSAP convida as escolas do distrito de Setúbal a participar no projeto "Escola do Futuro".

Sobre o projeto

Durante a pandemia, as comunidades educativas mostraram uma grande capacidade de adaptação, de reinvenção e de (re)construção, ao iniciar a utilização de um modelo de ensino completamente distinto do habitual.

Todos estes ajustes tornaram frequente a reflexão sobre a ideia de escola – no final de contas, o que é a escola? Um edifício com salas de aula, cadeiras e mesas, onde são lecionados os conteúdos? Um espaço, seja físico ou digital, onde se partilham aprendizagens entre toda a comunidade?

Seja qual for a interpretação que obtemos do modelo atual da escola, torna-se evidente a necessidade de repensar o seu funcionamento, dotando-a da capacidade de formar os alunos para as necessidades do século XXI, tendo em conta valores essenciais como a sustentabilidade, igualdade e diversidade.

Neste sentido, propomos às comunidades educativas a seguinte reflexão: que elementos deverão compor uma escola do futuro?

Como participar?

A escola do passado e do presente...

Pensem na escola que conhecem hoje. O que mudariam para ter uma escola melhor?

Façam uma lista dos aspetos que deveriam existir numa escola no futuro.

Imaginar

Escolham o formato que mais vos agradar: cartaz, flyer, vídeo, TikTok e mostrem as vossas criações. A imaginação é o limite!

No final desta página, clique em "Submeter participação".

Flyer promocional

Clique no botão abaixo para descarregar o flyer

A caixa de ovos

No encontro “Relação Escola Família: Passado, Presente e Futuro”, que decorreu no Montijo em dezembro de 2021, o Professor António Sampaio da Nóvoa, numa intervenção sobre a reconstrução da escola, partilhou o modelo da escola “caixa de ovos”, numa referência ao historiador americano David Tyack.

"As escolas são construídas como caixas de ovos – há caixas de ovos para 6 ovos, 12 ovos, 18 ovos. No fundo, a escola é uma multiplicação de salas de aula, e esta escola assim concebida acabou simbolicamente com a pandemia”

António sampaio da nóvoa

Com base nesta referência, surgiu por parte da Mónica Garcia, técnica de AEC e artista plástica, a ideia de materializar e desconstruir este conceito, dando voz aos alunos para expressarem o que não gostariam de ver numa escola no futuro. Desta forma, a caixa de ovos tornou-se um dos vários símbolos que representa este projeto.

Participações

Consulte algumas das participações submetidas
no âmbito do projeto

Escola nº5 de Setúbal