Skip links

O avião de papel

Projeto distrital 2021

O Avião de Papel

Um avião de papel simbolizou a comunicação à distância, o meio de transporte que faz a voz das 30 escolas envolvidas perdurar no espaço e no tempo, um meio para partilhar aquilo que consideram ser uma escola amiga da criança, consubstanciado pelas boas práticas distinguidas com o selo “Escola Amiga”.

A origem

Partindo de uma atividade desenvolvida pelas AEC da COSAP realizada em contexto de isolamento concebida pela técnica Mónica Garcia, foi pedido às crianças que desenhassem o parque infantil dos seus sonhos, sendo o papel usado por cada criança foi dobrado na forma de um avião e atirado pela janela da sua casa.

De forma análoga, coordenadores de projetos foram convidados a atirar um avião durante a entrega dos selos, nos quais completaram a frase “Para mim, uma escola amiga da criança em tempo de pandemia é aquela que…”.

O que os nossos aviões dizem...

Uma escola amiga da criança em tempo de pandemia é aquela que

nunca nos abandonou, que sempre nos ajudou e que nos acolheu com esperança. nos deixa voar. nos fornece bases para conquistar o futuro! orienta o voo, sem olhar às asas. dá-lhe asas para voar em segurança num mundo em mudança. vence distâncias! promove a participação de todos! se reinventa! não deixa ninguém para trás. que consegue abraçar à distância.

O bom acolhimento destas ideias por parte dos envolvidos possibilitou o lançamento de um novo desafio: fazer uma gravação conjunta da música “Avião de Papel”, considerando que a música é sempre uma forma plausível e direta de mostrar um projeto, neste caso, com o envolvimento das crianças que são a parte essencial de uma escola amiga.

O tema foi composto e produzido pelos técnicos de AEC Cátia Silva e Rui do Cabo, respetivamente.

Contamos ainda com uma exposição final de todos os aviões no Convento de Jesus, em Setúbal e com uma apresentação dos alunos da Academia de Música e Belas Artes de Luísa Todi do tema "Avião de Papel", dando oportunidade a qualquer pessoa de ver e refletir sobre o trabalho que foi feito.

4ª Edição Escola Amiga

Candidatura distrital

Como forma de comemoração destes momentos de colaboração e transversalidade dos diversos projetos realizados nas escolas, a FERSAP apresentou juntamente com as 30 instituições de ensino do distrito envolvidas uma candidatura para o projeto "O nosso avião de papel", na categoria "Literacias" da 4ª edição do "Escola Amiga da Criança"