Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir

Projeto de empreendedorismo que promove a consciencialização. A ação deste projeto passa por tornar a escola mais apelativa, assumindo o objetivo principal de melhorar os espaços do recreio, tendo sido este o problema levantado pelos alunos. Fez-se um levantamento dos problemas e apresentação de soluções, atuando nos espaços verdes, nas pinturas e organização dos espaços de lazer. Foram encetados contactos com entidades parceiras, com potencial de colaboração na implementação das soluções encontradas.

 

Após identificar os problemas, os alunos traçaram objetivos e definiram formas de atuação.
Assim, pretende-se, com este projeto, promover a sensibilização ambiental; melhorar o compromisso e a responsabilidade; promover a competência de resolução de problemas; trabalhar em cooperação com entidades; contribuir para o melhoramento do recreio da escola; avaliar as opções, considerando as possibilidades de replantar arbustos com características repelentes.

 

Com os seus objetivos já bem definidos, os alunos passaram à implementação de estratégias, que incluíram contactos com potenciais parceiros, como a Associação de Pais e EE (para solicitar a pintura de jogos tradicionais nos pátios do recreio); o biólogo Tiago Silva (realizar uma ação de sensibilização acerca da biodiversidade já existente na envolvente escolar e formas de a enriquecer); a Câmara Municipal do Seixal (autorizar as intervenções e, idealmente, financiá-las). Este último contacto foi estabelecido via email e dirigido ao Senhor Presidente, que tomou conhecimento do projeto e se prontificou a deslocar-se à escola e reunir com os alunos.