Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir

Mesmo não podendo ir à escola e estarmos distantes uns dos outros continuamos a considerar que a família e a relação escola-família têm um papel fundamental na aprendizagem dos alunos.
Assim sendo foi a avó de um aluno que lançou o tema da semana – o Sistema solar. A avó entrou na nossa aula, via zoom e leu-nos um excerto da história “Os três astronautas” de Umberto Eco e Eugenio Cami.
Com esse excerto abordámos a diferença entre pronomes e determinantes aprendemos os determinantes demonstrativos e fizemos a ilustração da história ouvida. Lemos e interpretámos o texto “Satélites” e escrevemos um texto narrativo sobre um astronauta que andava no espaço.
Na disciplina de inglês abordámos o sistema solar de forma lúdica e intuitiva e aprendemos uma canção sobre os planetas.
Na aula de Música ouvimos e realizámos trabalhos sobre alguns andamentos da obra “Os Planetas”. Em estudo do meio abordámos o sistema solar, bem como as posições do sol ao longo do dia e os pontos cardeais. E porque os alunos continuam com o gosto em aprender, pesquisar, investigar decidiram fazer PowerPoint, individualmente e em grupo, para apresentarem aos colegas de turma.
Na aula de Artes Visuais construímos um sistema solar com plasticina ou outros materiais e uma rosa dos ventos com materiais que tínhamos em casa. Para além disso uma aluna de violino presenteou-nos com a música “ Ao luar”.
Apesar da distância tentámos trabalhar articulando o maior número de disciplinas, de modo a que as aprendizagens se tornassem significativas para os alunos.