Seja Consciente. Proteja o Ambiente!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir

Desfile Ambiental – Vamos Proteger o Planeta


No âmbito da Educação Ambiental e da Educação para a Cidadania, a Escola Básica Ary dos Santos, no Montijo, pretendeu alertar toda a comunidade para a consciencialização dos problemas ambientais, promovendo um Desfile Ambiental e envolvendo mais de 350 crianças (desde o Pré ao 2º ciclo), no dia 25 de outubro de 2019 (sexta feira) pelas 10h. Este Desfile foi realizado pelas ruas do Montijo, terminando na Praça da República (centro da cidade) onde foram comunicadas mensagens de alerta à população pelas crianças e cantada a canção “Sing for the Climate”, por todos os alunos!


Foram promovidas as competências adequadas ao perfil dos alunos , sendo desenvolvidas atividades ao nível da flexibilidade curricular. Na disciplina de Inglês trabalharam-se e traduziram-se slogans de alerta ambiental e canções relativas ao tema em TIC procedeu-se à pesquisa para cartazes em Expressão Plástica realizaram-se cartazes (reutilizando papelão) em Português, procedeu-se à escrita de slogans nos cartazes, com tintas coloridas no Estudo do Meio , desenvolveram-se trabalhos de grupo sobre a temática e em Música, foi trabalhada a canção “Sing for the Climate”. Houve uma articulação efetiva entre todas as turmas envolvidas, bem como entre as escolas, as famílias e a Associação de Pais. A escola convidou todas as outras escolas do agrupamento de escolas do Montijo, incluindo a escola sede do 2º ciclo, para participarem na iniciativa e a Associação Batucando, contribuindo assim para a implementação de atitudes adequadas e cívicas imediatas, na proteção do planeta.


As crianças realizaram crachás com jornais e revistas e escreveram mensagens para entregar à população e convidaram toda a equipa da autarquia a estar presente na entrada da Câmara Municipal, para receção e audição da canção.
No inicio do ano letivo foram realizadas diferentes sessões de sensibilização ambiental com todas as turmas, quer com a visualização de vídeos e debates em sala de aula, quer com o contributo de técnicos da Casa do Ambiente, do Oceanário, da Navigator e da Amarsul. A escola procedeu ainda à oferta individual a toda a comunidade educativa de um saco de pano reutilizável para o transporte do lanche diário, como forma de sensibilização para a redução do consumo do plástico. Os delegados e subdelegados de turma constituíram equipas de sensibilização, para atuarem durante os intervalos perante atitudes menos adequadas. Envolvendo toda a comunidade educativa, chega-se mais longe! 

 

A escola tem de fomentar a diferença, em todas as diretrizes do desenvolvimento dos alunos. Tem de ser cada vez mais uma vertente na implementação de atitudes que contribuam para a formação de cidadãos válidos, conscientes, dignos e interventivos numa sociedade que pretende ser, cada vez melhor!