Resposta à questão: “Que mundo queremos criar?

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir

O projeto foi a forma que considerei mais motivadora para desenvolver temáticas importantes que necessitam de serem refletidas de uma forma crítica e com base em interações ente os alunos, utilizando as novas tecnologias e pesquisando e selecionando informação adequada à temática. Desta forma, foi utilizada a metodologia de projeto, com um plano de ação negociado com os intervenientes.

Foram constituídos grupos de trabalho e eleitos os respetivos líderes que faziam a ponte com a professora, esclarecendo dúvidas, aconselhando ferramentas digitas para a sua realização. Ao longo de todo o projeto que resultou em um vídeo, foram fornecidos feedbacks contínuos e elaborado um talkwall para intervenções.

O tema proposto é o que se apresenta no titulo do projeto. Foram realizados vários zooms para desenvolver as interações entre os elementos dos grupos e o empoderamento foi privilegiado. Igualmente a comunicação dialógica, com base no respeito, solidariedade e interajuda foram valorizados.
À pergunta colocado, os vários grupos poderiam enveredar pelas abordagens que considerassem e saber as suas sensibilidades. Finalmente foi feito um inquérito de satisfação como forma de avaliação do trabalho desenvolvido.
E o resultado foi este que muito me apraz partilhar.
De acrescentar de continuamos a ter alunos espetaculares, com várias competências fundamentais para o posterior ingresso na vida ativa e mais importante, podemos acrescentar que quer presencialmente, quer à distância as interações entre os alunos continuam bem vivas e com igualmente com os docentes.
Por fim, acrescento que apesar das adversidades que vivemos, essas tornam-se em oportunidades de adquirir e aprofundar competências e, sobretudo, que estes alunos continuam a considerar que a escola (virtual ou não), continua a fazer sentido!