Skip links

Projeto de leitura: Ler é uma aventura

O projeto teve início no Ensino à Distância, quando uma das alunas da turma conseguiu ler um livro inteiro sozinha pela primeira vez. O momento foi gravado e partilhado com a turma e respetivos familiares. A partir daqui, iniciámos o projeto “Ler é uma aventura”.

O projeto consistiu na escolha individual de livros para treino da leitura e desenvolvimento de competência de expressão oral através da realização de uma exposição oral do livro escolhido à turma. Durante o ensino à distância os alunos fizeram vídeos de apresentação dos livros que escolheram, com o apoio das famílias e estes foram partilhados através da plataforma Teams, num grupo com a turma. Durante o projeto à distância, os alunos tiveram tutorias em pequenos grupos de trabalho através da plataforma Zoom com a professora, para orientação do trabalho a realizar.

No regresso ao ensino presencial, as apresentações e partilhas passaram a realizar-se nas aulas e foi criada “A hora da leitura”. Todo o crescimento e envolvência dos alunos e familiares no projeto, fez com que se inicia-se a construção de um “Caderno de Leitura”, onde os alunos registaram os livros que liam e gostavam de ouvir ler, tanto em casa como na escola. Para além disso, de forma a aumentar o nível de desafio da exposição oral, os alunos passaram a fazer apresentações, não só aos colegas da turma, como aos grupos do pré-escolar e restantes turmas do 1.º Ciclo.

Por fim, resultou a construção de uma biblioteca virtual com as apresentações das histórias dos alunos e um grupo de crianças bastante motivadas para a leitura e exposição oral.

Sobre o projeto

Edição EAC

4ª Edição (2021)

Galeria

🍪 Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.