Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir

Uma coleção de cromos e respetiva caderneta são o ponto de partida para abordar diversos temas que visam a promoção da saúde, a prevenção da toxicodependência e outros comportamentos de risco.
Muitos dos temas propostos estão integrados nos conteúdos curriculares e o objetivo é que sejam abordados pelos professores em sala de aula com recurso a dinâmicas de grupo. Esta metodologia de trabalho permite abordar temas como: «eu», «a minha família», «o meu grupo de amigos», «as emoções e os medos» e «viver em sociedade».
Ao mesmo tempo, desenvolve-se uma abordagem de proximidade, através de um enquadramento na estrutura comunitária, que inclui as perspetivas do indivíduo, família, escola e bairro. O objetivo é que possam ser explorados, jogados, pensados e partilhados pelos alunos com as pessoas que lhes são mais próximas, o que é possível, uma vez que muitas destas páginas são preenchidas em casa, com a ajuda da família. E é também em casa que muitos dos temas que surgem ao longo destas atividades vão ser falados e partilhados.

Objetivos da iniciativa:
• Promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
• Promover a criação de um espaço de proximidade e de partilha entre os técnicos e as crianças/jovens, bem como dentro do próprio grupo.
• Promover atitudes e comportamentos saudáveis.
• Formar técnicos para intervir junto de crianças e jovens, enquanto agentes de prevenção.