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Prevenção do Bullying / Cyberbullying

O bullying e o cyberbullying continuam a ocorrer frequentemente entre os alunos da ESARS, dado que, no ano letivo transato, se registaram várias ocorrências. 

 

Enquadrado no Plano Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência (ME), o PES/SPO delinearam um plano de ação com estratégias e atividades que sensibilizassem para a diversidade de comportamentos agressivos.

 

Assim, foram dinamizadas ações dirigidas aos diretores de turma e aos delegados e subdelegados sobre estas temáticas, seguindo-se a seguinte metodologia:

 

• Ação dirigida a diretores de turma – sessão dinamizada por um elemento da Escola Segura, uma professora de Informática e a psicóloga do SPO, para capacitar os diretores de turma na sua ação junto dos encarregados de educação. Nesta sessão estiveram ainda presentes o coordenador e os professores do GAA (Gabinete de atendimento ao aluno), o coordenador e professores de Cidadania e um representante dos assistentes operacionais, de forma a prevenir possíveis situações de bullying e de cyberbullying junto dos alunos. A equipa da Escola Segura enquadrou a temática numa perspetiva legal e jurídica. A professora de informática, por seu turno, forneceu algumas orientações sobre a forma como os pais podem prevenir situações de cyberbullying. 

A psicóloga abordou a importância das competências parentais neste contexto. Os diretores de turma abordaram, no início do 2º período, esta temática nas reuniões com os pais e encarregados de educação e foi distribuído a todos os pais um folheto, realizado pela equipa responsável pelo projeto.

• Ação dirigida a delegados e subdelegados de turma – a equipa da Escola Segura promoveu duas sessões, uma dirigida aos delegados e subdelegados de todas as turmas de 3ºCiclo e outra aos delegados e subdelegados de todas as turmas do Secundário e Profissional, cujo objetivo foi o de alertar para os riscos e responsabilidade envolvidos em comportamentos de bullying e cyberbullying.

 

Posteriormente, e numa perspetiva de educação pelos pares, os delegados/subdelegados replicaram esta sessão, com a ajuda dos professores de Cidadania, no caso do 7º e 8º anos, e numa aula do diretor de turma, no caso do 9º e restantes anos de escolaridade.

Sobre o projeto

Edição EAC

3ª Edição (2020)

Galeria

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