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Os alunos como músicos

O Projeto “Alunos como Músicos” foi especialmente importante este ano letivo pois provou ser um recurso/metodologia essencial, quer no período de aulas presenciais, quer no período de Ensino à Distância (E@D).
Devido às restrições impostas pela Direção Geral de Saúde (DGS) os alunos não puderam tocar qualquer instrumento de sopro (por não poderem retirar a máscara) nem nenhum instrumento que implicasse a sua partilha, como é o caso dos Instrumentos Orff e/ou de alguns instrumentos harmónicos que as escolas têm em número reduzido, como é o caso dos cavaquinhos e/ou das guitarras. As aulas de Expressão/Educação Musical (1º, 2º e 3ª Ciclo) foram assim muito penalizadas por estarem impedidas ou limitadas no exercício da prática instrumental e até vocal (que era feita com máscara).
Com este projeto foram criados recursos digitais interativos e alternativos que permitiram que os alunos pudessem simular a prática instrumental em contexto presencial, permitindo a Audição interativa e a visualização gráfica das notas/partitura/posições e de todos os elementos musicais, facilitando a prática instrumental efetiva em casa. Os alunos aprendiam como fazer em contexto de sala de aula e depois em casa, com a ajuda destes recursos que funcionavam como um guia interativo, praticavam e enviavam as suas interpretações ao professor.
No período de ensino à distância o projeto foi uma ferramente ainda mais imprescindível para as aulas por se tratar de um recurso intuitivo, gratuito, disponível on-line para todos. O Canal de apoio, onde constam, vídeos, partituras, fichas de trabalho, etc, foi amplamente utilizado por alunos e professores de todo o mundo, tendo atingido uma média de 36 mil visualizações diárias e mais de 40 mil subscritores. Contando já com quase 14 milhões de visualizações totais.
As estratégias e metodologias envolvidas neste projeto estão teoricamente fundamentadas e os resultados obtidos revelaram a sua eficácia. Os alunos conseguiram trabalhar os 3 Pilares da disciplina: Audição, Interpretação e Composição sendo esta última a que mais se destacou pois os alunos envolvidos conseguiram, com a ajuda dos recursos criados, compor os seus próprios temas musicais, tendo inclusive obtido o 1º lugar no concurso nacional: “Canção à espera de palavras”
organizado pela Associação Portuguesa de Educação Musical em parceria com o Jornal Público e a Associação de Professores de Português, tendo como convidado especial o músico Mário Laginha.
O Projeto denomina-se “alunos como músicos” pois a sua base é fazer com que os alunos aprendam música, ouvindo, interpretando e compondo efetivamente.
Importa salientar que estes recursos facilitam a aprendizagem autónoma e servem de apoio fora do contexto da sala de aula, mas a sua grande mais valia está na facilidade de poder ser adaptado por cada professor a cada um dos seus alunos ou grupo turma em função das necessidades.
Os vídeos interativos permitem a prática instrumental e/ou vocal, individual ou por grupos, podendo ser atribuídas funções diferentes aos executantes de acordo com as suas caraterísticas e ritmos de aprendizagem.
O Ministério de Educação apoia e divulga este projeto na sua página de apoio às escolas.
Finalmente, este projeto aumentou o seu alcance e valor quando se associou ao Canal MEO permitindo o acesso a um maior número de famílias que possam não ter acesso à Internet.
Pelos motivos assinalados consideramos que o Projeto desenvolvido por alunos e profs. faz da nossa escola: Amiga da Cria

Sobre o projeto

Escola/Agrupamento

Edição EAC

4ª Edição (2021)

Galeria

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