Lanches Saudáveis para levar para a Escola

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“Uma alimentação saudável é determinante para um bom desenvolvimento físico e intelectual, além de promover a saúde e o bem-estar geral”, refere a Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN).
Se pesquisar sobre lanches saudáveis na internet vai deparar-se com muitas propostas com uma apresentação fantástica mas que, à primeira leitura da receita e dos ingredientes, se traduzem numa tarefa digna de um Chef e que pode ser giro fazer uma vez mas todos os dias se torna impossível!

A piorar a situação, muitas crianças não estão habituadas a certos alimentos e o pior pesadelo dos pais é ter um trabalhão enorme para preparar aquele lanche bonito e saudável e ele ir para ao caixote do lixo!

Uma manhã de rotina em tempo escolar não é fácil. O grau de dificuldade aumenta com o número de filhos, a distância da escola, do trabalho e os horários dos pais. Facilite a sua vida e faça escolhas baseadas na sua vida e nas suas possibilidades, elas podem ser saudáveis na mesma!

O mais importante é perceber as reais necessidades da criança tendo em conta o seu horário. Uma criança que chega perto das 9h à escola com o pequeno-almoço tomado em casa e vai almoçar ao meio dia não terá necessidade de um lanche enorme que só lhe vai tirar a vontade de almoçar, e lá se ganha mais um problema

O Lanche da Manhã
Lanches saudáveis
Lanches saudáveis para levar para a escola

Tendo em conta o que é mais saudável e apetecível para a criança aposte na fruta para o intervalo da manhã. Há imensas variedades e é fácil de preparar e transportar.

A fruta de casca pode ser consumida bem lavada, mas se o seu filho não gosta há sempre um adulto que a descasca na hora para que não fique oxidada. Existem tantas hipóteses que podem ser preparadas facilmente em casa como o melão meloa ou melancia, as uvas. Aposte na fruta da época que é sempre mais saborosa e económica. Há ainda a proposta dos mirtilos, amoras e framboesas que são tão saudáveis, coloridas e apetecíveis! Tomate cherry e cenoura são também uma boa aposta.

Se achar pouco, só a fruta, junte um queijinho ou um iogurte.

O Lanche da tarde
Lanches saudáveis completos
Lanches saudáveis completos

O lanche da tarde pode ser mais completo, até porque para muitos o jantar ainda tarda e com a brincadeira as energias vão-se gastando!

pão um lanche saudável
Pão, um lanche saudável

O pão é uma boa fonte de hidratos de carbono. Existem tantas variedades de pão. Aposte no pão escuro e experimente pão de várias cores e variedades: abóbora, beterraba, alfarroba dão um colorido diferente ao lanche. Chame-lhe o pão às cores, das princesas, dos personagens favoritos, etc, em vez de dizer que é de alfarroba ou outro. As crianças ficam mais entusiasmadas com as cores e as brincadeiras!

Varie no conteúdo, queijo, fiambre, compota são boas opções para criar variedade. Se tiver tempo ponha a folhinha de alface ou outro condimento!

O bolo caseiro também é uma boa opção para os lanches escolares. Se fizer um bolo com o seu filho no fim se semana vai ter opções rápidas e saudáveis para a semana da escola. Opte por farinhas mais saudáveis, reduza no açúcar e adoce com açucares naturais como fruta, mel, xarope de ácer. As hipóteses mais saudáveis são muitas e não acrescentam mais trabalho.

O bolo pode ser um lanche saudável
O bolo pode ser um lanche saudável

Os frutos secos são muito ricos
Os frutos secos são muito ricos

Os queques e as panquecas também se fazem facilmente ao fim de semana e podem ser opções rápidas para o dia-a-dia.