Skip links

Educação para o desenvolvimento sustentável

No âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), pretende-se fomentar a sensibilização ambiental, ao proporcionar aos alunos uma abordagem transversal e lúdica, que inclui o contacto com informação sobre a temática, uma reflexão conjunta e o despertar da consciência ecológica.
“A educação deve preparar os alunos para compreenderem a atual crise ambiental (…). Para salvar o planeta, devemos transformar a nossa forma de viver, produzir, consumir e interagir com a natureza. É fundamental integrar a educação para o desenvolvimento sustentável em todos os programas de aprendizagem de todos os lugares”, disse, em comunicado, Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO (maio 2021).

CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA
Começamos por apresentar o planeta e explicar que apesar de ser grande, é partilhado por todos. E que o lixo que vai para os oceanos, acaba no outro lado do mundo, preso pelas correntes. Através do Google Earth e de alguns documentários, iniciamos o debate sobre o que é biodegradável. Com exercícios de escrita criativa, trabalho desenvolvido em equipas e o desafio de criar um minidocumentário para sensibilizar outras crianças e adultos, os alunos do 2º e 3º ano demonstraram interesse e vontade em avançar com o projeto. Próximo passo: criar conteúdos para um folheto digital, com boas práticas de reciclagem e redução de lixo. Durante o confinamento, ficou o desafio de aplicar em casa algumas das boas práticas e partilhar a experiência quando regressarem.

MONSTRO DAS PALHINHAS
Com base numa história infantil de sensibilização ambiental “Ayunisha, dentes de leão e brincos de princesa”, o objetivo é motivar a vontade de reciclar, a começar pelas palhinhas. Diariamente, há um consumo de leite em pacotinhos dado pela escola, além do lanche que trazem de casa e que muitas vezes tem sumos com palhinhas. Numa escola com 150 alunos, em média, por mês, vão para o lixo comum mais de 4.000 palhinhas. Após a leitura do texto, a primeira fase passou por desenhar a versão – em duplas de alunos – do monstro das palhinhas. Depois da exibição de um documentário sobre o plástico, os oceanos e a reciclagem, os alunos aceitaram o desafio de criar um “Monstro das Palhinhas” que será uma caixa de reciclagem colocada em cada sala de aula, só para as palhinhas. O conteúdo reciclado será entregue à central de reciclagem com registo de vídeo para depois mostrar a toda a escola.

DIA DA MÃE – CELEBRAR COM A NATUREZA

A natureza ensina-nos a perseverar. E as plantas suculentas são um exemplo de resistência e solidez. Tal como o amor de uma mãe, não precisam de muito para sobreviver. Crescem todos os dias um pouco, dão flor na primavera e novos rebentos no verão. Uma prenda simbólica perfeita para as crianças da Escola das Areias entregarem às suas mães.
Cada aluno aprendeu a cuidar para depois ensinar.

DOCUMENTÁRIOS ADEQUADOS ÀS IDADES
Durante o confinamento foram criados vários vídeos sobre a temática da consciência ambiental, disponibilizados no Canal YouTube. No regresso ao ensino presencial, alguns desses vídeos foram apresentados às turmas do 2º e 3º ano, como base de debate de ideias e esclarecimento de dúvidas.
Uma aula especial, em que os olhares se orientaram para cima, atentos às imagens sobre os oceanos e o problema da poluição gerada pelos plásticos.

ESCRITA CRIATIVA – A MÃE NATUREZA
“então a mãe natureza foi bater à porta do seu amigo, o mar! No nosso planeta, ela e o mar estão sempre à espreita para ver se tudo e todos estão bem e felizes…”
Exercício de escrita criativa com as turmas do 2º e 3º ano. Com a personagem principal, a Mãe Natureza, a história ganhou asas na imaginação de cada um dos alunos.
O conhecimento adquirido nas aulas anteriores sobre o lixo, a poluição e os plásticos serviu de base para o conteúdo.

DIA MUNDIAL DOS OCEANOS
As crianças setubalenses têm uma grande afinidade com o mar e o Rio Sado. A finalizar o ano letivo, foi tempo de celebrar o Dia Mundial dos Oceanos, com criatividade e sensibilidade.
Em cada turma foram criadas equipas, que participaram numa estafeta criativa. Cada um tinha um minuto para desenhar no painel da sua equipa. Após 20 minutos, os resultados finais foram apreciados e comentados por todos na turma. Numa crítica construtiva, com debate sobre o que temos de fazer para não poluir ainda mais os oceanos.

Sobre o projeto

Categoria

Edição EAC

4ª Edição (2021)

Galeria

🍪 Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.