Skip links

Direitos da Criança

Este projeto foi iniciado durante o confinamento, através da recolha de reflexões dos técnicos sobre os direitos das crianças em contexto de AEC na atual situação de pandemia. A partir dessas reflexões foi possível esboçar linhas de atuação, tanto a distância como presencialmente, dentro desta temática.

O conhecimento e o entendimento dos direitos fundamentais, leva-nos ao reconhecimento e à prática voluntária dos nossos deveres. A Convenção sobre os Direitos da Criança é um exemplo de como, através do conhecimento dos seus direitos, as crianças aprendem qual é o seu lugar na sociedade, a ser cidadãos participativos e, consequentemente, a encarar os seus deveres como algo natural. Se nós, enquanto cidadãos, entendermos e interiorizarmos o que são os nossos direitos, certamente agiremos de forma cívica e com respeito pelo outro. Neste caso, procura-se divulgar os direitos das crianças a toda a comunidade educativa, em especial às crianças, encarregados de educação e técnicos das AEC.

As atividades propostas envolvem a divulgação e a reflexão em conjunto com as crianças sobre os seus direitos; ilustração; sugestão de novos direitos pelas próprias crianças; proposta de dinâmicas que abordem esta temática, quer a distância, quer presencialmente. O trabalho desenvolvido culminará num vídeo de divulgação dos Direitos Naturais das Crianças, no dia 1 de junho, e num livro que será disponibilizado à comunidade educativa em formato digital.

No dia 1 de Junho foi também foi construído um painel com pequenos mosaicos personalizados por cada uma das crianças da escola, os quais representam a individualidade, mas também o coletivo de toda as turmas, num ano de pandemia e muitas adaptações emocionais e físicas. O trabalho final foi oferecido à direção da escola e será exposto na sala de professores.

Sobre o projeto

Edição EAC

4ª Edição (2021)

Galeria

🍪 Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.