Skip links

Cuidar do Outro

A Escola Fernão Mendes Pinto (FMP) recebe alunos de 20 nacionalidades e a todos quer garantir bem-estar, felicidade, sucesso e igualdade de oportunidades no acesso ao saber.
No âmbito da Cidadania, através de projetos curriculares e extracurriculares, são seus grandes objetivos estabelecer pontes, conhecer, partilhar e, sempre que necessário, CUIDAR DO OUTRO. A paisagem humana precisa de estar em harmonia com o belo enquadramento físico da escola e para tal concorre o exercício de uma cidadania ativa, com a consciência de que os sucessos e fracassos de cada um são responsabilidade de todos. Solidariedade, criatividade, empreendedorismo, espírito crítico e democrático, construção de compromissos e estabelecimento de conexões interpessoais fortes são elementos chave no desenvolvimento dos projetos de sustentabilidade social em curso.
CUIDAR DO OUTRO é um projeto de escola que respeita tudo o que se referiu. No seu lato espetro de ação cabem diversos projetos/ iniciativas que concorrem para atingir os seus objetivos. Destaquem-se:
AMIGOS CONSELHEIROS – Alunos ajudam alunos, em três vertentes distintas: métodos de estudo; disciplina específica; compreensão e utilização do português como língua não materna e inclusão dos seus falantes. Contribuindo para o sucesso dos pares, estes ficam mais felizes, por esse apoio e pela sua proximidade e amizade que proporcionam, o que em alguns casos pode contrariar o abandono e/ou a (auto)exclusão. Em contrapartida também os Amigos Conselheiros, solidários e estabelecendo relações de compromisso com uma causa, crescem como pessoas, sentindo o prazer de ajudar e ver os resultados do seu esforço. Professores, encarregados de educação e alunos voltaram a confirmar no presente ano letivo o êxito desta iniciativa.
INTERCULTURALIDADE – Fazendo jus ao Selo de Escola Intercultural que conquistou, A FMP procura dar visibilidade às 20 culturas que nela coabitam, estimulando a curiosidade e o interesse pelo outro, bem como a partilha e o respeito pela diferença. Enquanto “Escola Hospitaleira de Todos e para Todos”, que pretende ser, abre oportunidades para que as diversas línguas e culturas sejam postas em evidência, ganhando força com a inclusão de todos.
DIA DA DIVERSIDADE – A FMP celebrou este dia, 21 de maio, com um vasto programa de atividades, tendo como lema “A Diversidade é a Nossa Força”. Para toda a comunidade e convidados externos foram apresentados trabalhos de alunos, exposições alusivas ao tema, jogos tradicionais, danças e nas turmas passou uma mensagem da diretora nas várias línguas dos alunos estrangeiros. Atuando numa lógica de cuidado, criação de pontes e serviço público, a Direção da FMP e equipas empenham-se em fazer da escola um local de memórias significativas, promovendo a sustentabilidade social, o bem-estar e mais sucesso, assentes num paradigma educativo que defende o desenvolvimento integral dos jovens, com base em múltiplas dimensões. Link abaixo
CHANGE – Procurando formar cidadãos solidários e esclarecidos, a FMP aderiu aos objetivos do projeto CHANGE, da responsabilidade do Serviço Jesuíta para os Refugiados, e promoveu o bom acolhimento e inclusão de refugiados e migrantes em geral. Estimulando o espírito crítico, desmontando preconceitos e confrontando-os com lata informação e histórias de vida, oito turmas aprofundaram os seus conhecimentos sobre a realidade migratória e formularam propostas de intervenção inovadoras, de modo a fazerem a diferença na escola e na comunidade.

Sobre o projeto

Escola/Agrupamento

Edição EAC

4ª Edição (2021)

Galeria

🍪 Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.