Skip links

Correspondência Amiga

O Complexo Social A Casinha da Santa Casa da Misericórdia de Almada, no ano letivo presente, desenvolveu a atividade denominada “Correspondência Amiga”. A escolha do título desta atividade, como o nome sugere, é a troca de correspondência de cartas escritas entre pessoas idosas do Lar Granja Luís Rodrigues, Lar de São Lázaro e o Serviço de Apoio Domiciliário e crianças do Complexo Social A Casinha.

Ao longo dos últimos anos, Portugal tem aumentado o número de idosos, o que faz com que estes, estejam cada vez mais sozinhos e isolados, quer nas suas habitações, lares ou residenciais.

A necessidade de colmatar a solidão sentida pelas pessoas Idosas do LGLR, LSL e o SAD, com a sucessão de dois confinamentos devido à pandemia do COVID 19, aliado à ausência das visitas dos familiares, reforçou ainda mais esse sentimento.

A dinamização desta atividade, pretendeu minimizar a solidão sentida pelas pessoas Idosas. A troca de correspondência foi o meio de comunicação entre as várias gerações, onde as cartas escritas à mão, como nos tempos de outrora, foram protagonistas.

As pessoas Idosas, ao recordaram memórias e experiências das suas vidas e partilharam com as crianças momentos das suas histórias. Recordaram situações ricas e preenchidas de sabedoria, algumas delas nem sempre com um final feliz, mas vividas com intensidade e paixão! Com esta atividade, crianças e idosos criaram relações afetivas, aprenderam a ouvir e a escutar, a respeitar o outro na sua essência.

A motivação na realização deste projeto entre Idosos e crianças, excedeu as nossas expetativas, que aumentavam sempre que recebíamos ou enviávamos uma carta, na curiosidade de saber mais sobre o nosso mais novo/a amigo/a.

Salientamos ainda, que as crianças, bem como, as suas famílias, mostraram muito interesse nesta atividade.

E desta forma o projeto “Correspondência Amiga”, deu visibilidade e sensibilizou as famílias para a problemática da solidão nas pessoas idosas.

Pretendemos enquanto comunidade educativa, formar crianças para uma educação de valores e de cidadania. Desta forma contribuiremos para a formação de cidadãos e cidadãs responsáveis, autónomas, solidárias, tendo como referência os valores dos direitos humanos.

Sobre o projeto

Edição EAC

4ª Edição (2021)

Galeria

🍪 Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.