Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir

Contos d’Algibeira é um Projeto de narração oral que abrange todos os alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Elias Garcia.
É dinamizado pelas narradoras Marília Calado, também docente e coordenadora do Departamento do 1º Ciclo, com a participação da narradora Rosa Gonçalves.

O projeto promove: o desenvolvimento da oralidade, da leitura, da autonomia, da cidadania e da autoestima. É objetivo também o estreitar de relações e articular com as famílias, que no momento já se sentem “famílias
Contos d’Algibeira”.

As famílias colaboram na pesquisa de contos tradicionais e ajudam os seus educandos a preparar os contos.
O projeto, visa, ainda, munir os docentes titulares de turma, de ferramentas que lhes permitam abordar a narração de forma motivar e envolver os alunos na melhoria das suas aprendizagens.

Estão a trabalhar, em articulação connosco, os docentes de música e Artes plásticas. Os alunos aprendem a escutar em sessões de contos mensais e, também, nas apresentações dos trabalhos em sala de aula, pesquisam lengalengas, contos tradicionais ou de autor e/ou cantigas tradicionais (que também são suporte em algumas sessões de contos). Os alunos fazem a apresentação dos seus contos à turma e posteriormente às outras e, ainda, à comunidade educativa. É grande a motivação para participarem e notória a capacidade de escuta dos alunos.

O projeto prevê o convite a outros narradores para que os alunos tenham acesso a diferentes forma de narrar. No final do ano letivo transato o Agrupamento fez várias sessões de contos:

 

  • Solar dos Zagallos -Festa do Solar “Ninho das Artes”- 1 de junho
  • Seminário de São Paulo de Almada-16 de junho-Festival de Contos Indígenas, pelo Museu Nacional de Arqueologia.
  • Solar dos Zagallos – 4 dias de apresentações de contos, um dia para cada ano de escolaridade-todos os alunos participaram (individual ou coletivamente)
  • 18 junho- 10:30h- sessão de contos com alunos do 1º ano de escolaridade.
  • 14:00h- sessão de contos com alunos do 4º ano de escolaridade.
  • 19 junho- 10:30h- sessão de contos com alunos do 3º ano de escolaridade.
  • 14:00h- sessão de contos com alunos do 2º ano de escolaridade.
 

No decorrer do presente ano letivo o projeto decorreu como já habitualmente com as suas sessões mensais e teve a participação do contador de histórias Bruno Batista.

Contos d’Algibeira esteve presente no 4º encontro de bibliotecas escolares do Concelho de Almada. -11 de outubro, com alguns dos docentes do agrupamento.

Iniciámos, ainda, algumas sessões nas turmas da educação pré-escolar.

A situação “COVID-19”, com o ensino à distância mudou a realidade até então conhecida e acabou terminar com as sessões de contos presenciais e as apresentações públicas. O Agrupamento não usa a plataforma Zoom, trabalha através de outra plataforma “EDMODO”, ou email e outras abordagens adequadas ao aluno e à sua realidade familiar. O projeto adaptou-se a esta nova realidade. As famílias, tendo os seus elementos mais próximos fisicamente e confinados ao mesmo espaço, podiam, agora, trabalhar em conjunto. Assim, as proposta foram sendo lançadas quinzenalmente para poder dar espaço se organizarem e de forma facultativa.

As famílias organizaram-se e fizeram chegar os seus trabalhos. Alguns deles puderam ser divulgados na página de Facebook dos Contos d’Algibeira. Somos orgulhosos dos alunos e famílias que temos.

Continuaremos a estreitar relações até que, rapidamente, chegue o dia de nos podermos contar presencialmente.