Skip links

Comemoração do Dia Mundial do Animal – 4 de outubro

Comemoração do dia mundial do animal – 4 de outubro

As turmas 5º 5ª, 5º 6ª, 6º1ª, 6º2ª, 6º 4ª,6º5ª e 6º 6ª com os professores de Português, História e Geografia de Portugal, Ciências Naturais, Educação Visual e Educação Tecnológica em articulação com o Programa Eco -escolas, Projeto Escola Azul e CleanAtlantic, respetivamente, participaram nas comemorações do Dia Internacional do Animal (4 de outubro), na perspectiva que todos os dias são e devem ser dia do animal, tema Mar e não só.

Os alunos das turmas realizaram diversas atividades sobre os animais, numa articulação entre várias disciplinas. O mote partiu da disciplina de História e Geografia de Portugal, com os efeitos da Expansão Marítima a nível da fauna que os navegadores deram a conhecer a Portugal e ao mundo. Para esse fim, os alunos realizaram um trabalho de pesquisa, na Biblioteca Escolar, recolhendo informações no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal sobre o animal que cada um escolheu. Na disciplina de Português procederam à recolha e registo de informação preenchendo, cada aluno, uma ficha individual sobre esse animal e criando uma história sobre o mesmo, mediante um guião de trabalho. Nesta disciplina também leram textos e realizaram fichas de gramática sobre animais. Na disciplina de Ciências Naturais estudaram a locomoção, o revestimento.

Nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica elaboraram um mecanismo pop-up, representaram visualmente os animais e refletiram sobre o impacto negativo do avanço da tecnologia no ambiente. Colaboraram na organização e montagem da exposição sobre o tema, que decorreu no átrio da escola durante o mês de outubro. Aprenderam algumas regras de visita a uma exposição e seguidamente participaram na visita à exposição referida, onde os seus trabalhos também estiveram incluídos.

Na disciplina de História e Geografia de Portugal aplicaram conhecimentos adquiridos nas disciplinas mencionadas anteriormente, aprenderam a fazer um diário e criaram e ilustraram um diário de bordo (manuscrito ou escrito em Word), no século XVI, narrado pelo animal escolhido, desde a sua captura até à chegada a Lisboa. Pesquisaram sobre o contacto dos portugueses nessas paragens, aspetos sobre a vida dos povos, as trocas comerciais, a vida a bordo da nau, os oceanos navegados, a passagem do tempo, os instrumentos de navegação, os problemas enfrentados.

Cada aluno imaginou um personagem a quem o animal se dirigia ao longo da viagem. Falar sobre ele, sobre uma situação comunicativa em que o emissor se coloca diante de si mesmo para relatar, registar os factos ocorridos no quotidiano não é tarefa fácil. Implica não esquecer o uso da primeira pessoa, como fator predominante, além do uso do vocativo que também se faz recorrente, como é o caso de “querido diário”, sendo essa expressão demarcada antes ou após a data. Colocando-se naquela situação comunicativa em que o emissor se coloca diante de si mesmo para relatar, registar os factos ocorridos no quotidiano de forma geral. Este foi um trabalho que todos os alunos referiram ter gostado muito de realizar.

Sobre o projeto

Escola/Agrupamento

Edição EAC

4ª Edição (2021)

Galeria

🍪 Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.