Skip links

Coisas da Vida

“Coisas da Vida” nasceu em plena pandemia e confinamento, na Escola Fernão Mendes Pinto (FMP).
Os Encarregados de Educação (EE) fizeram sentir, numa reunião com a Direção, o desejo de ver nascer uma atividade que pudesse preencher tempo livre dos seus educandos.
Num encontro com delegados e subdelegados de turma foi defendida a mesma ideia pelos alunos – criação de um espaço informal em que pudessem conversar e aprender sobre temas do seu agrado.
Interrogados sobre os assuntos de que gostariam de falar, a resposta foi “sobre coisas da vida”, o que se achou sugestivo para identificar a nova iniciativa, um encontro de vontades de EE e alunos, a que os professores aderiram com entusiasmo.
Com “Coisas da Vida” nasceu um espaço informal de partilha de conhecimento, em que os alunos tinham a liberdade de selecionar temas do seu interesse e a escola colaborava, convidando quem pudesse orientar os encontros. Para tal foi constituída uma bolsa de recursos, de que os próprios encarregados de educação constavam, em função das suas áreas de formação e atividade.
As sessões decorreram via Zoom, semanalmente, com quatro temas à escolha. Por duas vezes houve um único tema, de interesse transversal, para toda a comunidade. As inscrições e avaliação das sessões fizeram-se através de formulários google.
O regresso à escola, a pressão associada à recuperação de aprendizagens, a aproximação do fim do ano letivo e exames determinaram a interrupção da iniciativa, a retomar em 2021-2022.
A experiência realizada constitui um alargamento do leque de atividades extracurriculares oferecidas, cobrindo um largo espetro de áreas de interesse, identificadas pelos próprios alunos, o que evidencia a sua capacidade de análise, reflexão e espírito crítico relativamente a lacunas sentidas na sua formação e tipo de acesso ao saber procurado. Promovendo um desenvolvimento mais feliz e consciente dos alunos em contexto escolar, “Coisas da Vida” fortalece a autoconfiança, a autonomia, a responsabilidade e o empoderamento dos jovens. Dar-lhes voz, ajudá-los a construir a escola que desejam é a maneira mais eficaz de reforçar o seu espírito de pertença, preparando-os para o seu papel de cidadãos ativos e transformadores da sociedade de que fazem parte.
A FMP acarinha “Coisas da Vida”, um projeto inovador, enriquecedor, sustentável e consentâneo com os objetivos da educação no século XXI. Por não depender de financiamentos, – os recursos necessários existem na escola, a sua continuidade não será posta em causa, pelo que a valorização deste espaço não formal de aprendizagem prosseguirá.
Ser uma “Escola Hospitaleira, de Todos e para Todos”, preocupada e centrada na pessoa, no seu bem-estar, felicidade e sucesso é o lema da escola. Dar voz a toda a comunidade, escutar, valorizar e incluir nas decisões a tomar o contributo de todos e de cada um é uma preocupação constante. Fornecer ferramentas cognitivas, motoras, pessoais e sociais aos jovens que a frequentam, enquanto resposta à heterogeneidade que carateriza a sua população e promoção da equidade e inclusão é uma prioridade.
“Coisas da Vida” é um excelente exemplo de trabalho colaborativo, de escuta ativa, da expressão do desejo da FMP de que todos tenham um papel dinâmico e criativo na construção de uma escola que se transforma no encontro com o tempo e as pessoas que dela fazem parte.
Link: https://gpreesfmp.wixsite.com/gpreesfmp/single-post/coisas-da-vida

Sobre o projeto

Escola/Agrupamento

Edição EAC

4ª Edição (2021)

Galeria

🍪 Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.