Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir

O Clube Ubuntu surgiu de um projeto do Instituto Padre António Vieira (Escolas Ubuntu – Cidadãos Ativos) que durante uma semana promoveu na nossa escola uma formação intensiva de um grupo de alunos que posteriormente criaram o Clube e o seu Plano de Atividades. O projeto tem como objetivos fortalecer a cultura democrática e a consciência cívica dos nossos alunos pelo que parte das ações do plano de atividades são de voluntariado no contexto escolar.

Destas destacamos 2 atividades:
1 – “”Bola no Pé”” – Os alunos do Clube prescindem de 1h do seu intervalo do almoço para dinamizarem atividades desportivas no campo de jogos da escola (que, de outra forma, se encontraria fechado). Esta atividade pretende, não só promover a prática desportiva e “”afastar”” os alunos dos seus telemóveis, como também diminuir as situações de indisciplina nos pátios.
2 – “”466 – Mediação Escolar”” – Os alunos do Clube, distribuídos pelos dias da semana, ficam responsáveis por, nos intervalos e tempos não letivos, apelar à consciência cívica e comunitária dos colegas, mediando quaisquer situações de conflito que surjam.

Para além destas atividades regulares, os alunos realizam atividades pontuais em dias específicos (ex: Dia Internacional da Não Violência Escolar e da Paz).

Os alunos tornam-se, assim, agentes diretos de intervenção e mudança nos problemas por si detetados no espaço escolar.
O Clube reúne semanalmente quer para planear e avaliar as atividades, quer para produzir a reflexão e consciencialização dos alunos relativamente a problemáticas atuais (ex.: ambiente, violência no namoro, redes sociais, direitos humanos, etc.).