Skip links

Cientista do Mês – Quem sou eu? Descobrir… Marie Curie

Pesquisa e organização de informação sobre a vida e obra de Marie Curie.
A atividade foi realizada em regime E@D (educação a distância) e articulada com a docente titular de turma, professora bibliotecária e professora coadjuvante e apresentada na escola, em contexto presencial.
Esta atividade foi desenvolvida nos seguintes momentos:

1. Divisão de turma em quatro grupos (estações de aprendizagem);
2. Preenchimento pelos alunos do grupo (a pares), do guião de pesquisa de informação;
3. Montagem do Cenário de Aprendizagem no Padlet: Objetivos, Tarefas a realizar; Prazo para a conclusão/apresentação do trabalho; Recursos a Consultar; Tabela de tratamento da informação; Critérios de Avaliação; Formulário de Autoavaliação.
4. Em pequeno grupo (4 alunos): exploração dos recursos disponibilizados, diversificados e organizados numa imagem interativa: podcast, informação escrita e vídeos.
5. Inicio da pesquisa, seleção, tratamento de informação, através dos recursos disponibilizados pela professora bibliotecária, em imagem interativa
6. Apresentação e articulação com a docente titular de turma e docente coadjuvante, da ferramenta Padlet onde estão organizados, pela professora bibliotecária, os itens de pesquisa, os objetivos do trabalho, as tarefas a realizar, os recursos em linha disponibilizados, a tabela para registo de informação e formulário de autoavaliação através do Google Forms.
7. Continuação da pesquisa individual à distância da informação relevante para a elaboração da biografia numa página Web e registo da mesma na tabela.
8. Comparação das informações obtidas pelos diferentes grupos e registo das conclusões no mapa concetual, com apoio a docente titular de turma e docente coadjuvante.
9. Redação da biografia com base nas informações contidas no mapa conceptual, referenciando as fontes consultadas, com apoio da docente titular de turma e docente coadjuvante.
10. Pesquisa de imagens e descarregamento das mesmas para ilustração do trabalho realizado, com apoio da docente titular de turma e docente coadjuvante.
11. Preenchimento e submissão do formulário de autoavaliação;
12. Apresentação aos colegas e divulgação do Padlet do trabalho e balanço do trabalho e das aprendizagens realizadas, na biblioteca escolar;
13. Divulgação da atividade nas redes sociais (Facebook da EB Monte Belo e Facebook das Bibliotecas Escolares AELT), página das Bibliotecas Escolares AELT – Tr@ansLiteracias (RBE) e Leituras que Unem (PNL) e no Boletim da Biblioteca Escolar.

O trabalho resultante desta atividade encontra-se em formato Padlet em:

https://bit.ly/39eNirK

Sobre o projeto

Escola/Agrupamento

Categoria

Edição EAC

4ª Edição (2021)

Galeria

🍪 Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.