Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir

A promoção das Ciências Experimentais no 1.º ciclo do ensino básico (CEB) é indiscutível, pois aumenta a literacia científica, alimenta a curiosidade das crianças, fomentando um sentimento de admiração, entusiasmo e interesse pela Ciência e pela atividade dos cientistas, promove capacidades de pensamento (criativo, crítico e cognitivo,…) úteis noutras áreas / disciplinas do currículo e em diferentes contextos e situações e promove a construção de conhecimento científico útil e com significado social, que permita às crianças e aos jovens melhorar a qualidade da interação com a realidade natural.

 

No 1.º CEB, o ensino das ciências é desenvolvido na disciplina de Estudo do Meio em coadjuvação com a professora de Ciências Naturais do 3.º ciclo, através da implementação de atividades práticas, laboratoriais e experimentais, concretizadas através da apresentação de guiões didáticos desenvolvidos para o efeito, as quais decorrem quinzenalmente.

 

Motivado pelo confinamento, no âmbito da pandemia, o Ensino à Distância ([email protected]) das Ciências Experimentais continuou a decorrer no 3.º período, mas numa dinâmica diferente. A professora coadjuvante de Ciências Naturais, readaptou as planificações, realizando as atividades experimentais, já planificadas, recorrendo às TIC, à multimédia e aos materiais disponíveis.


Concebeu recursos digitais, filmando e editando, no Youtube, os vídeos que produziu sobre as atividades experimentais planificadas, fornecendo os respetivos links aos professores titulares, que os disponibilizaram aos alunos, para que estes as pudessem realizar em casa, envolvendo toda a família. Contou com o auxílio, colaboração e determinação da sua própria filha, que integra uma das turmas do 4.º ano do mesmo agrupamento.

 

O balanço foi bastante positivo, como se comprova pelo número de visualizações, “gostos” e comentários deixados por alunos, professores e alguns EE, no Canal do Youtube criado para esse fim (https://www.youtube.com/channel/UCaZPF6BwJf3KogZPb3Bsv-A).

 

Também muitos alunos contribuíram com o envio de fotos e vídeos seus a realizarem as atividades experimentais, os quais foram disponibilizados na plataforma Classroom ou partilhados por email, pelas professoras titulares.
Para o 4º ano foram criados 3 vídeos, a saber, “Explorando o tornado”, “Explorando a cor”, “Explorando a combustão – a água que sobe o copo” e “Explorando o ar – o ovo”.


Para o 3º ano foram criados 3 vídeos, a saber, “Como se propaga a luz?, “O ovo engarrafado” e “Esparguete dançarino”.

Todos os intervenientes abraçaram este projeto e continuaram a assumir a sua continuidade, assegurando a concretização do planeado, o envolvimento das crianças, que desta forma participaram como elemento ativo nas suas próprias aprendizagens e o envolvimento das famílias num espaço educativo comum.


Conclui-se que esta pode ser mais uma ferramenta pedagógica na intenção de motivar e instigar os alunos pela atividade experimental e o gosto pelas Ciências.