Skip links

Castelos e Fortalezas Portuguesas

Organização: Professores de História e Geografia de Portugal, História em articulação com a disciplina de Oferta Complementar e os projectos ambientais: programa Eco- escolas; Escola Azul; Cleanatlantic e Selo Verde do Município de Setúbal.

Objetivos: Identificar Castelos e Fortalezas utilizados pelos portugueses ao longo da sua História, em Portugal Continental e nas regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, ou em outros continentes, nomeadamente durante a Expansão Marítima e o Império Português; Elaborar um modelo de um castelo ou de uma fortaleza portuguesa; Reutilizar materiais; Montar uma exposição que estará patente entre os dias 1 a 14 de junho de 2021, no átrio da Escola Sede do Agrupamento.

Atividades: Esta actividade iniciou durante o período de confinamento, de janeiro a 5 de abril de 2021. Foram facultados pelos professores aos alunos, um guião de trabalho, um PowerPoint, sítios online, sobre Castelos de Portugal e Fortalezas do Império e que ficaram disponíveis na plataforma Classroom. Estes puderam, também, consultar os manuais de 5º Ano, de 6º Ano, de 7º Ano, e de 8º Ano.
Cada aluno escolheu um castelo ou uma fortaleza e fez uma pesquisa, para posteriormente preencher uma ficha de caracterização, utilizando uma caligrafia cuidada, evitando falhas de acentuação e ortográficas. Tiveram que construir a sua réplica não excedendo os 30 cm de largura por 30 cm de comprimento. Era imperativo a reutilização de materiais (rolos de papel de cozinha, caixas de ovos, cartão de embalagens, restos de madeiras, plásticos, outros para reciclagem), seguindo a política dos 3,rs: reduzir, reutilizar e reciclar (articulação com os projectos ambientais). Criaram um modelo de um Castelo ou de uma Fortaleza Portuguesa, tridimensional. Fixaram o seu modelo de castelo ou fortaleza sobre uma base de cartão onde colaram a sua ficha de Caracterização. A construção no final deu lugar a uma estrutura de 40 cm de lado por 40 cm de comprimento.
Na disciplina de Oferta Complementar, seguindo o tema do nosso Agrupamento: ”Cruzar Olhares sobre Setúbal”, os trabalhos recaíram sobre a Fortaleza de S. Filipe, de Setúbal.
Tendo os alunos iniciado esta atividade em período de confinamento, foi-lhes dada a oportunidade de construírem o seu castelo ou fortaleza com a ajuda dos seus familiares, seguindo as orientações fornecidas pelos docentes, dando largas à imaginação e quebrando o isolamento.
Depois dos trabalhos concluídos e avaliados fizeram parte de uma exposição, no átrio da escola sede e aberta a toda a comunidade. Algumas fortalezas de S. Filipe fizeram, parte do evento “Há festa no Parque” organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, no Parque do Bonfim.
Os alunos mostraram muito empenho e dedicação nas actividades.

Sobre o projeto

Escola/Agrupamento

Edição EAC

4ª Edição (2021)

Galeria

🍪 Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.