Skip links

Biomonstruário

Enquadrado na Projeto “Turma em Ação” e articulando com o Programa Eco-Escolas, o “Biomonstruário” foi um desafio da turma C do 1.º ano, partindo do problema “O que eu posso fazer pelo Meio Ambiente? O que é a reciclagem? Como se faz?”, criaram um monstro com características que ajudem a manter o equilíbrio ambiental, assim os diversos “Biomonstros” vão dar solução a problemas ambientais.
Objetivos gerais:
– Manter a curiosidade.
– Estimular o desejo de conhecer.
– Fomentar a abertura ao mundo.
– Envolver as crianças/ alunos na escolha, organização e planificação do seu trabalho.
– Fomentar:
. a aprendizagem em interação;
. a aprendizagem em colaboração / cooperação.

Promover:
. a aprendizagem integrada (aquisições em contexto);
. a aprendizagem integral (integração vs domínios);
. a aprendizagem partilhada (partilhar conhecimentos, pensamentos e sentimentos sobre o mundo).

A implementação do projeto foi efetuada numa vertente de valorização da gestão, lecionação interdisciplinar e articulada do currículo, adequada ao nível etário dos alunos usando uma metodologia de Trabalho Projeto realizado por várias fases, com um conjunto diversificado de práticas e ensinamentos. A metodologia de trabalho Projeto centrou-se na resolução de problemas, partindo, de questões e/ou problemas reais, sentidos como verdadeiros problemas para aqueles que os vão tratar, ou seja, como situações para as quais não há, à partida, uma resposta, total e única, para a sua resolução e/ou esclarecimento. Neste caso, a definição do problema foi: “O que eu posso fazer pelo Meio Ambiente? O que é a reciclagem? Como se faz?”.
O desenvolvimento do projeto está representado no documento realizado Projeto Turma “Biomonstruário”.
No final foi realizado uma exposição “Biomonstruários” para a Comunidade Educativa apreciar a criatividade e imaginação dos alunos do 1.º C.

Sobre o projeto

Escola/Agrupamento

Categoria

Edição EAC

4ª Edição (2021)

Galeria

🍪 Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.