Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir

A necessidade de empreender novos percursos na atual situação de pandemia levou-nos a implementar novas maneiras de trabalhar as AEC à distância, de modo a motivar a participação dos alunos, bem como o envolvimento dos professores titulares e das famílias.

 

No âmbito das atividades a distância e em articulação com o Agrupamento de Escolas, as atividades de cada AEC foram disponibilizadas à comunidade educativa na página do próprio Agrupamento.

 

Estas atividades resultaram do trabalho colaborativo entre os técnicos e pretenderam dar continuidade ao trabalho desenvolvido presencialmente desde o início do ano letivo, no que respeita aos objetivos propostos. Algumas das atividades incluíam propostas de participação dos alunos – o que veio a revelar-se bastante positivo –, através da receção de trabalhos realizados pelas crianças, em áudio ou ficheiros digitais.

 

Dada a quantidade de propostas de atividades em formato vídeo, optou-se por criar uma página no Youtube, cujos links foram publicados na página do Agrupamento, que continuou a ser o canal de comunicação preferencial com alunos e respetivas famílias.


Com base na dinâmica que se gerou entre todos os intervenientes em torno destas atividades, é de prever que os recursos construídos durante este período sejam utilizados futuramente, quer pelos alunos e famílias, quer pelos técnicos das AEC em regime presencial, quer por professores titulares que considerem oportunas algumas das atividades propostas. 

 

De facto, a alternativa encontrada para as AEC a distância poderá funcionar como um banco de recursos abertos, que disponibilizará estas atividades à comunidade educativa.

 

Banco de recursos: https://aesgama.pt/aec