Skip links

Aqui ninguém desiste!

Introduzimos a consoante “l” com a obra “O dia em que os lápis desistiram” de Drew Daywalt. Aprender a ler e a escrever não é tarefa fácil e a cada dia os desafios são maiores, mas não queremos ser como os lápis da nossa história, não vamos desistir!
Ao misturarmos todas as letras que já aprendemos, descobrimos imensas palavras!
Ao longo desta semana, realizámos diferentes tipos de leitura em voz alta (devagar, depressa, muito alto, murmurando, em coro, leitura coletiva, leitura dramatizada…).
Falámos da localização de objetos ou de nós próprios em relação ao espaço ou a um ponto de referência. Para isso, realizámos uma atividade em que tivemos oportunidade de utilizar o computador para um jogo de localização de objetos em determinados espaços (sala de jantar, quarto, sala de estar, …).
Em expressão dramática colocámos à prova a confiança que temos uns nos outros, numa atividade realizada a pares! Nesta atividade, um dos elementos do grupo teve de percorrer um determinado percurso, com alguns obstáculos, de olhos vendados, confiando apenas nas direções recebidas pelo outro colega.
Belas Artes
Quando nos é pedido para fazermos um desenho ou para pintar, muitos de nós usam sempre as mesmas cores ou até mesmo só uma ou duas… Para além disso, andamos a utilizar mal a cor de pêssego, pois costumávamos designa-la “cor de pele” e fomos comparar esta cor com a da nossa pele e em nada se assemelham! Assim, falámos sobre a importância de utilizarmos várias cores quando pintamos e/ou desenhamos, tendo como ponto de partida a obra “O dia em que os lápis desistiram”.
Atribuímos vida às personagens do livro utilizando: lápis de cera, lápis de pastel e aquarelas para as caracterizar. Para além disso, alguns dos alunos da nossa turma utiliza, constantemente, a expressão “Desisto!” ou “Não consigo!”. Por esta razão, como não queremos ser como os lápis da história, colocámos um lápis especial à porta da nossa sala com um cartaz “Aqui ninguém desiste!”. Utilizámos os nossos trabalhos para os espalhar pela escola, com o objetivo de sensibilizar outros alunos para estas questões.

Fotografias disponíveis em: http://academialuisatodi.pt/2020/11/23/dominio-de-autonomia-curricular-letra/

Sobre o projeto

Edição EAC

4ª Edição (2021)

Galeria

🍪 Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.