Enquadrado no Projeto Flexibilidade e Autonomia Curricular de 6.º Ano o Concurso “Os 10 Princípios da Dieta mediterrânica” foi mais um desafio para a nossa escola, que surge na sequência da Comemoração do dia Mundial da Alimentação.
Objetivos:
- Dar a conhecer a dieta mediterrânica e os seus 10 princípios através de técnicas de expressão plástica.
- Compreender a identidade comum da Dieta Mediterrânica para os povos do sul do Mediterrâneo;
- Promover e revitalizar um estilo de vida saudável com base numa alimentação de sustentabilidade ambiental e aliada à prática de exercício físico;
- Trabalhar a interdisciplinaridade através de um planeamento integrado das atividades ao longo do ano e sua integração curricular.
De acordo com os objetivos e as orientações previstas no Concurso, procedeu-se à planificação do trabalho a dinamizar na escola, desenvolvendo estratégias e atividades que garantissem a eficácia do projeto.
Neste contexto, a implementação do projeto foi efetuada numa vertente de valorização da gestão, lecionação interdisciplinar e articulada do currículo, adequada ao nível etário dos alunos e beneficiando do trabalho colaborativo com as disciplinas de Ciências Naturais, Português, História e Geografia de Portugal, Educação Visual e Tecnológica, Educação Física, Educação Musical e T.I.C. articulando com os projetos de Educação para a Saúde e Programa Eco-Escolas.
Este projeto foi realizado por várias fases, com um conjunto diversificado de práticas e ensinamentos focados na promoção da alimentação saudável e na adoção da Dieta Mediterrânica como estilo de vida, cuja matriz histórica e cultural assenta na sustentabilidade ambiental tendo em conta a origem dos produtos, modo de produção dos mesmos e a sua sazonalidade, não esquecendo a convivialidade em torno da mesa.
1ª Fase: Apresentação do projeto aos alunos, enquadrado na Comemoração do Dia Mundial da Alimentação estimulando a motivação para a participação no Concurso “Os 10 Princípios da Dieta mediterrânica”.
2ªFase: Planificação do trabalho a desenvolver, evidenciando o contributo das várias disciplinas.
3ª Fase: Trabalho de pesquisa orientada (com base no modelo Big 6).
4ª Fase: Elaboração do cartaz para o concurso, mobilizando as fontes de recolha de informação com as várias técnicas e materiais de expressão plásticas.
5ª Fase: Divulgação participação no Concurso “Os 10 Princípios da Dieta Mediterrânica” com a criação de um blog da turma e exposição do cartaz na Biblioteca Municipal de Sesimbra.
O cartaz será exposto no inicio do próximo ano letivo no espaço de refeições como símbolo decorativo, bem como apreciarem e seguir os princípios enunciados no seu dai-a- dia.
Finalizado o projeto é feita uma apreciação muito positiva do trabalho desenvolvido com a turma. Este projeto revestiu-se de grande importância, para a concretização dos objetivos pretendidos, designadamente ao nível da compreensão e divulgação do estilo de vida preconizado pela Dieta Mediterrânica, sobretudo no que diz respeito às mudanças positivas no quotidiano dos alunos da turma, em particular, e da comunidade escolar em geral, deste agrupamento.