Skip links

A Literatura aliada às Artes em tempo de P@ndemia

As grandes obras de arte, como a música de Beethoven, desenvolvem em nós um sentimento vital- que é a emoção estética- e esta possibilita -nos reconhecer a beleza, a bondade e a harmonia. Literatura e artes não podem ser tratadas no currículo escolar como conhecimento secundário. Por isso, a abordagem ao livro Bichos, mais especificamente ao conto “ Vicente” de Miguel Torga foi feita através de uma componente interdisciplinar, pretendendo-se, assim, que os alunos interpretassem e ilustrassem os quatro momentos cruciais do texto narrativo, na disciplina de Educação Visual, coincidindo com o momento de leitura na disciplina de Português.
Tendo presente o programa de Educação Estética e Artística (PEEA), nos diferentes eixos : fruição, interpretação e experimentação, os alunos sonorizaram, bem como exprimiram através de movimentos pessoais, os quatro momentos e, enquanto leitores, foram criativos, acrescentando vida às palavras. Por exemplo, ao criarem o som da chuva manuseando papel de prata, o som de alguns animais, ritmos mais intensos de acordo com a mensagem veiculada pelo narrador, usando também o tambor e, através da melodia criada, e tocada, à guitarra, por uma aluna, sendo os acordos musicais fruto da sua escolha, embora com a monitorização do docente de Educação Física.
Assim, face à situação de pandemia e de confinamento obrigatório, através da ferramenta Google Meet, foram realizadas quatro sessões de duas horas cada, onde os professores e alunos estiveram presentes. Nestas sessões foram agilizados todos os processos de discussão e organização dos trabalhos, bem como a orientação dos alunos.
Na primeira sessão desenvolveu-se o seguinte:
Discussão e definição da organização das ilustrações e dos 5 momentos do conto, a ser:
? Música: Carolina / Joana Ortiz (som do corvo a sair pela janela, da arca) outros …;
? Narrador para consubstanciar os cinco momentos: Gabriel;
? 1º momento – A partida da arca de Noé do corvo Vicente, num dia medonho em que o céu está tenebroso, carregado de nuvens: Grupo que ilustra (Iara + Pedro + Gonçalo);
? 2º momento – Cena no interior da arca, momento atribulado, a procura de Vicente: Grupo que ilustra (Joana Ortiz + Cristina + Joana guerreiro), Música som do tambor e outros instrumentos…;
? 3º momento – A arca navega horas e horas… As incertezas, o mar encapelado. A questionação. Onde está o Corvo? O que aconteceu aquela rebelião?: Grupo que ilustra (Beatriz);
? 4º momento – Duelo entre o Corvo e o criador ( humano / divino). O Corvo suspenso num pedacito de terra, numa minúscula ilha e, as águas a galgarem. A arca quase com água pelas janelas: Grupo que ilustra (Tiago + Diana + Joana Gonçalves);
? 5º momento : Momento musical acompanhado pela fala do narrador e ilustrado com o Corvo em liberdade , a esvoaçar pelo infinito. Seguidamente todos os alunos a gravar o que é para eles a liberdade : ser livre é….
? Por fim, o registo verbal de alguns alunos , num processo de autorregulação o que permitiu que o aluno refletisse sobre o seu desempenho e coavaliação.
(Turma do 8ºB)

Sobre o projeto

Edição EAC

4ª Edição (2021)

Galeria

🍪 Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.