Skip links

13/3 – o dia em que a nossa escola mudou por causa de um vírus

Realização de um Documentário Jornalístico.

Este projeto desenvolveu-se na biblioteca escolar, com o apoio da professora bibliotecária, em articulação com os docentes titulares de turma.
Envolveu duas turmas na sua produção, e outros alunos, docentes, assistentes operacionais e encarregados de educação como entrevistados.

Foram previstas várias fases para a sua implementação:
1ª fase: Escolha do tema, do título e de subtemas a abordar (numa sessão de chuva de ideias), estrutura do documentário, pessoas a entrevistar e locais de gravação;
2ª fase: Escrita da 1ª versão do guião, que foi sendo reformulado e ajustado, ao longo do processo de realização do documentário, devido a situações imprevistas inicialmente.
3ª fase: Escrita dos textos, pelos alunos, para a narração e gravação dos mesmos; pesquisa e recolha de imagens em arquivo que pudessem completar o documentário, ou que fossem impossíveis de captar atualmente.
4ª fase: Explicação aos alunos, como captar as imagens e as filmagens: ângulos, planos, zoom, movimentos da câmara.
5ª fase: Início das filmagens, pelos alunos, a pares: captação de imagens de espaços vazios da escola e de espaços atualmente com alunos, simultaneamente, em vários locais da escola.
5ª fase: Filmagem das entrevistas- na BE e em casa (alunos que entrevistaram os pais através de vídeo ou de podcast);
6ª fase: Escolha da banda sonora;
7ª fase: Montagem do documentário (escolha das imagens, corte de cenas; tratamento e de imagens, manipulação de registos de som; mistura de sons, abertura e ficha técnica), pela professora bibliotecária.
8ª fase: Publicação no Facebook da Escola e das Bibliotecas Escolares.
9ª fase: Avaliação da atividade.

Sobre o projeto

Escola/Agrupamento

Edição EAC

4ª Edição (2021)

Galeria

🍪 Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.