Presidentes da República Portuguesa

O projeto “Presidentes da República Portuguesaâ€? foi implementado durante as primeiras semanas da E@D em janeiro de 2021.
Os alunos da AC4D elaboram uma apresentação em Google Slide, partilhada por todos, após uma pesquisa realizada sobre os Presidentes da República Portuguesa. Mas como surgiu este projeto?
Na última semana de aulas presenciais, os alunos vivenciaram a preparação da escola para o domingo eleitoral do Presidente da República na sua escola e na comunicação social. As questões ligadas as vivências reais, começaram a surgir… quem são os candidatos?… Quantos presidentes já tivemos?… Quem foi o primeiro Presidente da República?…Desde quando é que temos presidentes?… entre outras questões…
Pareceram ótimas questões para um ponto de partida para um projeto de pesquisa articulado com a Biblioteca Escolar e assim se procurou implementar, online, “Presidentes da República Portuguesaâ€?. Como estávamos em E@D, cada aluno recebeu a planificação do projeto por email e adicionada à Classroom. Nesta plataforma estava também adicionado o guião orientador de pesquisa para cada aluno a preencher online, já atribuído o Presidente da República que deveria pesquisar (justificação desta metodologia: para que não houvessem pesquisas repetidas ou faltassem presidentes pesquisados). Neste guião, os alunos eram conduzidos para a escrita de um texto biográfico a ser inscrito na apresentação em Google Slide “Presidentes da República Portuguesaâ€? que foi o produto final do projeto.
Que benefícios assistimos com o desenvolvimento deste projeto nos alunos da AC4D?
Os alunos apropriaram-se da História de Portugal e da Democracia vivida, selecionaram a informação que melhor respondiam às questões colocadas sobre o tema; refletiram conjuntamente sobre o melhor formato para a apresentação do que produziram — escrita, visual ou multimédia —, usando ferramentas digitais ou outras, previamente selecionadas; Partilharam as aprendizagens realizadas, num espaço online preparado pelas professoras e verificaram conjuntamente o cumprimento das tarefas e os resultados alcançados, refletindo sobre o que deveriam mudar.
O Trabalho em Google Slide foi partilhado no Facebook como como documento PowerPoint.

Sobre o projeto

Escola/Agrupamento